As autoridades do Paquistão prenderam um dos principais magnatas da mídia do país por acusações de que ele obteve ilegalmente terras do governo há mais de 30 anos.

Mir Shakilur Rahman é o editor-chefe do grupo Jang, dono de alguns dos jornais mais amplamente divulgados no Paquistão, bem como da popular rede de televisão Geo.

A prisão está sendo vista por jornalistas e ativistas de direitos humanos como mais uma evidência de que a mídia livre e a dissidência política estão sendo silenciadas no Paquistão.

Rahman, que nega as acusações contra ele, compareceu ao tribunal na sexta-feira e foi preso sob custódia.

Detido

As acusações contra ele relacionadas à compra de vários lotes em Lahore remontam a 1986.

A agência anticorrupção do Paquistão, o National Accountability Bureau (NAB), alegou que, naquele ano, quando o futuro primeiro-ministro Nawaz Sharif era ministro-chefe da província de Punjab, ele permitiu que Rahman adquirisse ilegalmente mais terras de propriedade do governo do que o permitido por ele. lei.

O jornal Dawn citou um funcionário da NAB dizendo que Rahman tinha direito a quatro acres de terra sob a “política de isenção de terras” da Autoridade de Desenvolvimento de Lahore, mas ele adquiriu mais de 13 acres.

A NAB diz que isso era ilegal e representava um suborno político.

Rahman diz que comprou a terra de uma parte privada e pagou todos os impostos e taxas necessários, para os quais possui documentos. Ele também diz que a compra é uma questão civil e, portanto, está fora do alcance de uma agência anticrime como a NAB.

O que se trata?

Independentemente do mérito do caso, muitos duvidam que a NAB esteja cumprindo suas obrigações com honestidade. Muitas vezes toma medidas contra aqueles que questionam as políticas do governo.

A prisão provocou críticas generalizadas de órgãos de jornalistas, grupos de direitos humanos e oposição política.

A Comissão de Direitos Humanos do Paquistão (HRCP) expressou “profunda preocupação” com a prisão.

“Ainda existe uma forte suspeita de que tais ações da NAB sejam seletivas, arbitrárias e politicamente motivadas”, twittou o HRCP. “A comunidade de jornalistas vê isso como mais uma tentativa de amordaçar uma imprensa independente sitiada”.

A Associação de Radiodifusores do Paquistão (PBA) apontou que “prender o editor-chefe de uma casa de mídia enquanto o caso ainda está sob investigação … parece ser uma tentativa de assédio”,

O Jang Group é a maior agência de mídia do Paquistão, com mais repórteres em todo o país do que qualquer outra pessoa, dando uma vantagem clara no ambiente de mídia cada vez mais competitivo do Paquistão.

Nos últimos meses, as principais âncoras de sua rede de televisão Geo deram às autoridades do governo dificuldades em entrevistas em diversas ocasiões.

Solicitando o anonimato, um jornalista veterano de Lahore disse à BBC que, embora possa haver alguma verdade nas alegações da NAB, “não há dúvida de que é uma ação seletiva, porque evidências de atividades financeiras ilegais por proprietários da chamada mídia ‘amigável’ também foram de vez em quando, mas o NAB não parece incomodado “.

Paquistão

Não muito – o país desce os índices de liberdade de imprensa . A mídia está sob crescente censura desde 2018, quando os militares foram acusados ​​de fraudar as eleições nacionais para levar o partido do PTI do primeiro-ministro Imran Khan ao poder.

Mas as ações de backdoor para reprimir as vozes da mídia começaram muito antes.

Em 2014, um dos principais apresentadores de talk show da Geo, Hamid Mir, foi baleado e gravemente ferido.

Ninguém foi levado à justiça pelo ataque, e muitos suspeitam que ele esteja sendo punido por sua vigorosa cobertura de pessoas desaparecidas na província do Baluchistão, onde o exército luta contra uma insurgência separatista armada há mais de uma década.

A maioria dos desaparecimentos é atribuída aos militares. A mídia do Paquistão parou de cobrir o problema.

Em 2017, vários blogueiros de mídia social que criticam grupos religiosos e os poderosos militares do Paquistão desapareceram por várias semanas. Eles foram libertados depois e a maioria foi para o exterior.

No ano seguinte, uma jornalista e ativista de mídia social conhecida, Taha Siddiqui, que havia sido avisada pelas autoridades militares várias vezes, foi atacada em uma estrada de Islamabad em plena luz do dia.

Ele conseguiu escapar da cena, mas deixou o país e vive na França.

Desde 2018, a mídia está sob uma censura mais abrangente.

Isso inclui ameaças a jornalistas individuais e o fechamento de canais de TV de forma breve ou completa ou a influência de operadores de cabo a rebaixá-los na lista de canais, para que menos espectadores os encontrem.

Corrupção

O escritório foi fundado em 2000 pelo ex-governante militar do Paquistão Pervez Musharraf para perseguir políticos, burocratas e empresários corruptos.

Mas foi amplamente visto como uma tentativa do governo militar de cortar as asas dos dois maiores partidos políticos da época – a Liga Muçulmana-Nawaz do Paquistão (PML-N) de Nawaz Sharif, que Pervez Musharraf havia derrubado em um golpe do exército. um ano antes, e o Partido Popular do Paquistão (PPP).

Em meados da década de 2000, a NAB encontrou maneiras de arquivar acusações de corrupção contra todos os políticos que deixaram esses dois partidos e se uniram àquela liderada pelo general Musharraf ou aliada a eles.

Desde a controversa eleição de 2018 que levou Imran Khan ao poder, a agência prendeu políticos da oposição e os manteve sob custódia por períodos prolongados.

Os opositores do governo dizem que ainda não foram produzidas evidências que resistissem ao teste da lei em um tribunal.